Dicas

Gráfica Rápida, Digital e Offset

As diferenças entre gráfica Rápida, Digital e Offset (ou convencional), estão nos equipamentos utilizados além dos prazos serem mais rápidos. | Postado em: 17/04 - 11:01


      A gráfica Rápida ou Digital possui equipamentos diferenciados, como o nome sugere, utiliza de equipamentos digitais para a execução dos trabalhos. Parecido com o processo de impressão que utilizamos em casa ou no trabalho, diferenciando nas máquinas utilizadas nas gráficas que são maiores. Impressoras digitais utilizam impressões a laser, jato de tinta, cera, sendo que dentre esses o mais utilizado é o método a laser, devido à velocidade maior e o custo de impressão menor, mantendo qualidade. É um bom modo de impressão em pequena quantidade, mas na produção acima de 200 folhas o preço é melhor na impressão offset.

       

      Impressão offset é feita em máquinas maiores que trabalham imprimindo até duas cores, já em gráficas maiores as máquinas chegam a imprimir de 4 a 7 cores simultaneamente.

       

      Os processos de impressão:

       

      Outro ponto que diferencia gráfica Rápida da Ouffset é o processo de impressão,que faz grande diferença no prazo da entrega. No processo Digital as etapas são: CD ou arquivo direto para impressão. Na impressão Offset temos: CD ou arquivo, fotolito (ou CTP) chapa, e finalmente impressora.

       

      Relação preço-quantidade:

       

      Na impressão digital existe quantidade mínima é possível fazer uma única unidade com preço baixo. Sendo que o preço unitário é o mesmo para 1 ou 1.000 impressões.

      No Offset as impressões tem mais custo, pelo processo de impressão. Mas compensa em preço quando a quantidade é maior, ou seja, quanto maior o número de impressões iguais, menor o custo unitário da impressão. Com a evolução do equipamentos Offset, já se considera 200 folhas A-3 um bom custo benefício.

       

       
      Mais dicas
        Postada em: 17/04 - 11:01